Empresários e colaboradores iniciam 2016 com medo, esta é a realidade! Primeira notícia do ano: aumento dos combustíveis! Vamos enfrentar inflação, dólar alto e recessão. E sabemos que vem muito mais pela frente.
Pensando em soluções, a consultora de empreendimentos, palestrante e coach Madeleine Schein, escreveu sua matéria na Revista Perfil – ANTÍDOTO PARA CRISE.
Entrar em desespero não resolve o problema, muito menos ignorar acontecimentos como o desaquecimento da economia e a queda nas vendas.
Em 2016, os custos precisam estar na ponta do lápis. Cálculos inadequados poderão levar você à falência da noite para o dia!
O que fazer com esta realidade? Reagir e dar a volta por cima!
A seguir, dicas que podem funcionar como um antídoto para crise.
Inicie o ano na empresa promovendo redução de custos e inovação para fidelizar os clientes atuais e conquistar novos mercados.
Promova reuniões semanais, de no máximo 1 hora, com os gestores para lançar o desafio da redução de custos sem perda de qualidade. Esclareça a necessidade e defina premiações proporcionais aos resultados. Comprometa as equipes, todos precisam estar unidos neste momento.
Será preciso identificar despesas desnecessárias, retrabalho, otimizar processos evitando desperdícios e avaliar novos fornecedores com o objetivo de buscar melhores insumos e reduzir custos.
Nas áreas de produção, um olhar para o consumo de energia elétrica é fundamental. Avaliar a possibilidade de substituir equipamentos antigos por tecnologias modernas, pode ser uma oportunidade para aumentar a produção, diminuir a mão de obra e reduzir o consumo de energia. Muitas vezes esta economia aliada ao aumento de produção é suficiente para pagar o novo equipamento. Pesquise, avalie e não tenha medo de investir!
Paradas repetitivas de produção precisam de um diagnóstico, pois o custo é alto. Isto pode ocorrer por falta de manutenção adequada nos equipamentos, peças de reposição de baixa qualidade, deficiência na capacitação da equipe operacional, ou ainda, uma diversidade grande de produtos com baixo volume de vendas.
Uma boa alternativa pode ser diminuir o mix de produtos, aumentar a produção e ampliar a carteira de clientes com a mesma necessidade. Avaliar o mercado e identificar possíveis clientes para os produtos existentes é uma boa alternativa.
O desafio para área comercial é visitar os clientes e identificar novas oportunidades. Muitas vezes, a “dor de cabeça do seu cliente”, é sua oportunidade de desenvolver um novo produto ou serviço. Amplie o mix de clientes, faça visitas, mostre suas soluções.
Se sua empresa estiver endividada, busque unificar a dívida e baixar as taxas de juros. Preserve o capital de giro, ele será um diferencial na produção, precificação dos produtos e estratégia de vendas.
Uma grande oportunidade para ampliar conhecimento, identificar novas tecnologias, fazer network e crescer é participar de feiras nacionais e internacionais, eventos e associações.
Neste processo, pode inclusive ocorrer a necessidade da contratação de consultoria especializada. Não perca tempo, busque ajuda e seja muito rápido!
Tempos de crise são oportunidades de crescimento para empresas e profissionais. Quem superar 2016 será sucesso em 2017!