Analisando os cenários para 2016, o mercado brasileiro, as empresas e os colaboradores, este foi o tema eleito pela palestrante Madeleine Schein na sua matéria na Revista Perfil.
ORGANIZAÇÕES DE CORPO E ALMA
Vivemos um momento de profundas mudanças no Brasil e no mundo. Podemos dizer que estamos no “olho do furacão” de uma crise global, econômica e principalmente de valores. E certamente nada voltará a ser como antes!
A economia do Brasil foi alavancada pelo consumo das classes C e D, as empresas venderam muito e com alta margem de lucro. Desperdício e retrabalho, ficaram em segundo plano, assim como as boas práticas de gestão, o foco passou a ser obter resultados e bens materiais.
Observando as empresas, percebo que muitas ainda fazem sua gestão de forma automática, ou seja, a alta direção, gestores e colaboradores esperam que a crise passe e seguem com as mesmas estratégias de antigamente.
Pessoas trabalham como robôs, somente com o corpo, pois a alma se distanciou com a internet e o consumismo. Muitos estão distantes de seus propósitos de vida ou mesmo nunca pensaram no assunto.
Certas empresas seguem o mesmo caminho, estão paralisadas aguardando os acontecimentos, como se “alguém”, por magia, vá resolver o problema e tudo volte a ser como era antes!
Este tempo passou! Nada mais voltará a ser da mesma forma! Precisaremos olhar para o novo contexto do mercado e repensar nossas empresas, reescrever os propósitos e reinventar estratégias de negócios. E para isto precisamos de gente de corpo e alma, que tenham como parte de seu propósito construir novos negócios, que se sintam parte das organizações onde atuam como se esta também fosse parte de sua vida, e não somente um local para obter recursos financeiros.
Quando a alma está longe do corpo não estamos inteiros, não somos criativos, não conseguimos produzir, ficamos desconectados. O corpo está num local e a nossa mente está noutro, preocupada com o futuro ou se culpando pelo passado. É necessário silenciar e esvaziar a mente para produzir algo novo, nos desintoxicar dos velhos paradigmas. Precisamos nos conectar conosco!
Estar de corpo e alma é estar inteiro, fazer tudo com amor, olhar o outro como parte de si mesmo, pois estamos todos conectados neste universo. E se o outro vai bem eu também vou e vice versa.
Simplificar produtos, serviços, processos é a nova realidade. Ter como foco a sustentabilidade nos seus três aspectos, econômico, social e ambiental. Entender que tudo que produzimos pode afetar de alguma maneira nosso planeta e este será o local onde viverão nossos filhos, netos e as demais gerações. É preciso sair do individual e pensar em conexões.
Sobreviverão à crise as organizações que tiverem a coragem de aproximar as pessoas, olhar para os colaboradores com seres humanos e proporcionar espaços de colaboração, onde as pessoas tragam corpo, alma e energia para construir modelos de negócios inovadores e sustentáveis.
Colunista: Madeleine Schein é empresária, palestrante, coach, consultora especializada Inteligência Competitiva, Mestre em Administração e Negócios (PUC), possui MBA em Marketing (ESPM) e em Comércio Exterior (UCB).